Ocupação anticapitalista, autônoma e horizontal localizada em Belo Horizonte
29M: Atos Fora Bolsonaro
29M: Atos Fora Bolsonaro

29M: Atos Fora Bolsonaro

O Ato Fora Bolsonaro (29 de Maio): uma Leitura do Coletivo Kasa Invisivel sobre os recentes atos

Fotos por Cadu Passos

Em Belo Horizonte o ato do 29 de maio começou as 10h da manhã, concentrando-se na praça da liberdade, espaço tradicional da cidade e que tem sido o espaço de reunião de Bolsonaristas.

Foi o maior ato em muito tempo, reunindo cerca de 10 mil pessoas, terminando na Praça da Estação, encontrando muito apoio das pessoas por onde passávamos. Foi puxado majoritariamente por articulações autônomas que se juntaram a organizações e partidos que estavam recuados e decidiram sair do atraso. Antes tarde que nunca!

Tudo ocorreu tranquilamente, talvez até demais! Mas é um primeiro passo, é preciso ousar nas ações diretas, assim como Chile e Colômbia mostraram que é assim que se consegue arrancar algum tipo de vitória do Estado.

É necessário, desde o nosso ponto de vista, fazer ecoar uma critica ainda mais radical. É fato que Bolsonaro representa a extrema direita fascista e golpista, que deve ser fortemente combatida em todos os campos. Mesmo assim, a democracia neoliberal, que nos empurra a pobreza e a exploração do capital, apresentada pelos demais partidos políticos, nunca foi uma alternativa interessante para a classe trabalhadora e explorada. Enquanto coletivo Kasa Invisível, seguimos propagando a luta anticapitalista direta e de desenvolvimento de autonomia enquanto projeto político alternativo.

É importante ressaltar que desde o ano passado torcidas antifascista como a atleticana Resistência Alvinegra, têm puxado atos que visam enfrentar barrar os atos fascistas desde o início de 2020 sendo, em nossa visão, muito bem sucedidos em sua maior parte. Diversos coletivos e organizações, incluindo alguns poucos partidos de esquerda se juntaram a essas manifestações passando a compor uma frente ampla chamada Frente Antifa BH, que nunca saiu das ruas enquanto grande parte da esquerda se acovardou e resolveu esperar a ajuda divina em 2022 para enfrentar o Bolsonarismo somente nas urnas, quando muito em eventos virtuais ou carreatas.

Sobre ao ato de 29 de Maio, particularmente nos incomoda os modos tradicionais da esquerda, com carro de som e esse clima de campanha política antecipada. Porém em BH também vemos como positiva esse não-sectarismo. O que é necessário é conseguir disseminar uma maior radicalidade e fazer um desvio para que essa energia não seja canalizada para a eleição de 2022 como muitos querem.

É o que tentaremos agora construindo e somando na próxima ação do dia 13 de junho, abertura da Copa América em conjunto com a Frente Antifa BH. Além de participar da organização do ato do dia 19 de junho com diversos grupos e coletivos de Belo Horizonte, que esperamos ser massivo!

Nos vemos na rua!

Coletivo Kasa Invísivel
Junho de 2021

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *