Ocupação anticapitalista, autônoma e horizontal localizada em Belo Horizonte
Kasa Invisível
Nossos projetos

Nossos projetos

A Kasa Invisível surgiu a partir da demanda por um espaço de moradia, mas que também pudesse ser um lugar de encontro e formação de uma comunidade libertária e anticapitalista. Entre os projetos, existem alguns fixos e outros esporádicos. Alguns surgem de demandas do coletivo, outros são trazidos por pessoas de fora, que querem utilizar e somar no espaço.

Funcionando com estruturas físicas dentro da Kasa, além da moradia, já tivemos a Loja Grátis, um local onde pessoas deixavam o que não queriam mais ou levavam o que precisasse, sem custos ou necessidade de trocas. Hoje temos uma Biblioteca, que está em fase de catalogação, um ateliê de serigrafia onde funciona o infoshop 1000contra e uma cozinha utilizada pela cooperativa de comida vegana, o Botequim Vegano.

Também organizamos diversas atividades, sempre abertas ao público geral. O Cineclube da Kasa Invisível, que passa filmes com debates. O Grupo de Estudos Libertários, onde estudamos textos da tradição autonomista, anarquista e marxista não-ortodoxos. O Grupo de Estudos da Biblioteca Invisível, que estuda textos de temáticas variadas. A Feira Okupa Esquina, uma feira de rua na frente da Kasa. O jornal de poste Fogo e Grude, um jornal em formato de lambe que colamos nas ruas, e o podcast Papo de Okupa.

Também se organiza na Kasa o GT Arquitetura, uma equipe de arquitetas e arquitetos que realizou um trabalho essencial para auxiliar a Secretaria do Patrimônio no tombamento dos imóveis e agora trabalham no projeto de restauração dos três imóveis da Kasa.

Além disso, a Kasa organiza junto com outros coletivos o Festival do Filme Anarquista, um festival de três dias com exibições de filmes fora do circuito comercial, oficinas e outras atividades e a Feira do Livro Anarquista, uma feira de materiais gráficos e impressos de editoras e cooperativas.

A Kasa também é um espaço aberto para abarcar projetos e eventos idealizados por outras pessoas e coletivos. Essas trocas são importantes para manter a Kasa aberta para os interesses e demandas da comunidade e suprir o déficit por um espaço seguro e possível de realizar esse tipo de atividade. Para propor uma atividade, preencha o formulário aqui ou mande um email para nós. Para saber mais detalhadamente sobre cada projeto, acesse a aba “Nossos Projetos” do site! (Em breve)