19 de setembro de 2021 (domingo) – 14H
O Grupo de Estudos Libertários da Kasa Invisível nesse ano propôs a tarefa de ler e discutir o livro “A Sociedade do Espetáculo” de Guy Debord. Nesse encontro continuaremos o capítulo IV: “O proletariado como sujeito e representação”, do parágrafo 98 ao 124.
Debord se definia como “doutor em nada” e um estrategista. Durante a década de 1950 juntou-se a Internacional Letrista, movimento que se colocava como herdeiros diretos do dadaísmo e do surrealismo. Em julho de 1957, com artistas e escritores de diferentes países, fundou na Itália a Internacional Situacionista, cuja revista, editada por mais de dez anos, inaugurou o discurso libertário, revolucionário e radicalmente anti-capitalista que ganharia o mundo a partir dos acontecimentos de Maio de 1968. Um ano antes da eclosão do movimento, publicou “A sociedade do espetáculo”, considerado um marco com forte influência no maio francês, impactando também diversos outros movimentos e lutas. Como disse Agamben: “sem dúvida o aspecto mais inquietante dos livros de Debord refere-se à obstinação com a qual a história parece aplicar-se em confirmar suas análises”. Segundo o próprio autor em um dos seus prefácios a Sociedade do Espetáculo: ‘Você deve ler este livro levando em consideração que foi escrito com o intuito deliberado de perturbar a sociedade espetacular”.
O objetivo do Grupo de Estudos é ler e discutir textos da tradição autonomista, anarquista e marxistas não-ortodoxos tendo em vista o enorme déficit desse tipo de literatura e debate em nossos meios.
O texto pode ser baixado em:
https://we.riseup.net/assets/754059/Zine+DEBORD+Sociedade+Esp+4.pdf
Textos complementares e bibliografia secundária sobre Guy Debord e os situacionistas, podem ser acessados em:
https://we.riseup.net/kasainvisivel/grupo-de-estudos-libertários
Link para a reunião:
https://meet.jit.si/grupodestudoslibertarios
O encontro é aberto a todas e todos… e mais do que isso, gratuito!