Ocupação anticapitalista, autônoma e horizontal localizada em Belo Horizonte
Eurotour – Zaragoza, Espanha
Eurotour – Zaragoza, Espanha

Eurotour – Zaragoza, Espanha

Nosso quinto dia de evento da turnê (04/04) começou com uma visita as trincheiras da Guerra Civil Espanhola onde George Orwell lutou ao lado do POUM. Um local que guarda a história das lutas contra o fascismo.

Chegamos pela tarde ao Centro Social Okupado Kiki Mur, um enorme espaço na cidade de Zaragoza que anteriormente havia sido uma penitenciária, tendo sido inclusive um espaço de execução de centenas de presos durante a Guerra Civil. Desativada em 2005, quando começou a ser demolido o pavilhão dos presos, a antiga sede onde ficavam os carcereiros foi ocupada em 2010 permanecendo como um centro social autogerido e antiautoritário. Kiki Mur era o nome dado a um preso insubmisso, ou seja, alguém que não se submetia as leis do cárcere. Mur foi o último prisioneiro morto da prisão de Torrero.

Contando com um grande pátio, salas de reunião e espaço de exposição, sala de treino de artes marciais, espaço para shows, bar, loja grátis e também parede de escalada. No segundo andar contam com mais salas, onde alguns outros coletivos se reúnem, cozinha e também quartos para abrigarem visitantes. O coletivo se organiza através de grupos de trabalho e projeto e tem realizado assembleias abertas. A questão anticarcerária se faz muito presente em tudo que fazem no espaço, o famoso anarquista Lucio Urtubia ficou preso lá além de diversos outros anarquistas, por exemplo. Além disso, o coletivo produziu ótimos informativos de como okupar e como se proteger juridicamente.

Interessante também notar a semelhança com a Kasa Invisível, que ocupa um prédio histórico abandonado em um limbo jurídico. O coletivo que gere Kike Mur se aproveitou de que o prédio de 1928 era considerado uma construção histórica e não tinha como ser nem demolido nem modernizado, ficando também sem uso e facilitando sua ocupação. Em nossa apresentação do livro “Casa Encantada” e as movimentações de Belo Horizonte falamos sobre as relações da Kasa Invisível com o patrimônio, com a vizinhança, aprendemos sobre algumas diferenciações em Zaragoza sobre o CSO (Centro Social Okupado), CSA (Centro Social Autogerido) que costumam ser alugados e CSC (Centro Social Comunitário) que através de um acordo conseguem a cessão de uso do imóvel.

Queremos agradecer a Alicia, Javi e Gonzalo por toda ajuda e apoio em Zaragoza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *