Ocupação anticapitalista, autônoma e horizontal localizada em Belo Horizonte
Eurotour – Madrid, Espanha
Eurotour – Madrid, Espanha

Eurotour – Madrid, Espanha

Segue a tour de apresentação do livro “Casa Encantada” sobre ocupações urbanas em Belo Horizonte e com integrantes da Kasa Invisível falando de sua história, influências e lutas. Ontem chegamos a Madrid para nossa segunda atividade. Fomos muitíssimo bem recebidos na okupa Kambalache, uma ocupação de moradia que foi para esse prédio em construção em 2015.

Os companheiros deram uma pequena volta com a gente, pudemos ver outras ocupações, como o Centro Social recentemente aberto La Rosa, livrarias e o prédio onde está a CNT Madrid. Uma verdadeira aula das lutas anarquistas e do movimento de okupas, que tem passado por momentos difíceis e persecutórios na cidade.

No início da noite apresentamos a Kasa e o livro na fantástica ocupação El EKO (instagram.com/eko_carabanchel). De fato poucos adjetivos são capazes de descrever o tamanho, potência e organização do espaço. Decorrente do movimento de ocupação de praças, conhecido como 15M, um enorme (vamos usar muito esse adjetivo) supermercado abandonado foi tomado em 2018. Com 5 andares e um subsolo. No térreo há espaço para eventos, um bar e uma loja grátis. No subsolo um enorme galpão, bicicletário e espaço de ensaio. Os andares superiores contam com um salão para aulas e encontro de dança, uma enorme biblioteca, um espaço para crianças, uma fantástica sala de matérias diversos e ferramentas para ocupar outros espaços, Sindicato de Vivenda de Carabachel (que luta contra o aumento dos aluguéis), o Ateneu Libertário (espaço de formação anarquista), há também o espaço em homenagem Carlos Palomino (jovem morto por um ataque nazi) onde há uma academia para se praticar e se ensinar várias lutas e artes marciais, uma sala para ensaios de teatro com um pequeno palco, máquinas de exercício físico e paredes de escalada. O prédio é todo autossuficiente em relação a água e produção de energia, através da captação de água da chuva e placas de energia solar.

El Eko se organiza através de assembleias gerais com esses diversos projetos e atividades que constituem o espaço. Em nossa apresentação diversas questões apareceram sobre nossa relação com outros grupos, vizinhança e as pessoas em situação de rua. Importante frisar o interesse que o Especifismo anarquista tem mobilizado nos militantes anarquistas presentes.

Agradecemos muito aos companheiros da okupas Kamba pela acolhida e passeios, e a Eko por receber a atividade e trocar conosco sobre sua estrutura e história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *