Ocupação anticapitalista, autônoma e horizontal localizada em Belo Horizonte
Partiu 2024: novo ano e 11 anos para a Kasa!
Partiu 2024: novo ano e 11 anos para a Kasa!

Partiu 2024: novo ano e 11 anos para a Kasa!

Estamos retomando as atividades para 2024, ano em que completaremos 11 anos de existência. Seguimos nos organizando e fomentando uma cultura de luta e solidariedade por baixo, pelas ruas, ocupações e centros sociais.

Recapitulando um pouco do rolou nesse último ano:

Começamos 2023 em clima de festa,  já que fizemos 10 anos de ocupação da Kasa Invisível.

Em fevereiro, nosso GT Pagode e o Botequim Vegano marcaram presença com o Carnaval na Okupa. A roda de conversa “Os trabalhadores franceses entre a guerra e o ataque ao seus direitos”, com militantes do movimento dos Coletes Amarelos (Gillette Jeunes), da França, iniciou as atividades de março, que também teve a 1ª edição da Feira Circular, com o intuito de difundir projetos criativos locais.

No final de março, a grande festa de comemoração dos 10 anos da Kasa Invisível foi incrível! Exibimos o documentário “Até o último suspiro” sobre a prisão de Alfredo Cospito e Anna Beianimino, promovemos um pic nic compartilhado e o lançamento do livro “Incêncio”, com o coletivo neblina. No segundo dia de festa, rolou o  bate-papo “Ocupar e Resistir por 10 anos em BH”, com integrantes da ocupação Vida Nova, Vila Fazendinha e Tina Martins. Além disso, o maior sucesso do nosso aniversário: o futebol de sabão, que juntou adultos e crianças! O encerramento ficou por conta da  discotecagem da DJ Lavinni Princezinhadapaz. Em abril  a roda de conversa “Ocupar e Retomar”, com Solange e Joelson, da Teia dos Povos, foi um grande momento de debate e partilha de saberes e questões que envolvem a luta tanto no campo quanto na cidade.Ainda em abril participamos da Frente Contra o Aumento da Passagem de Ônibus em BH, realizando atos e ações contra a precariedade e o aumento no transporte público.

No 1º de maio a Kasa realizou “Trabalhadorxs de todo mundo, descansem!”,  com feira grátis com roupas e calçados, banquinha da @1000contra com materiais gratuitos e bota fora da Biblioteca, GT Pagode e banho de mangueira. Nesse mês também tivemos o retorno do Cineclube Kasa Invisível, com a mostra “Crise e Crítica do Futuro”, que exibiu mensalmente filmes sobre a temática da distopia. 

Ainda em maio, fizemos uma Reunião aberta, com o objetivo de apresentar a Kasa Invisível, sua história, seus GTs e formas organizativas. Logo depois, houve a inauguração da Biblioteca Invisível, gratuita e aberta ao público geral. 

Em junho, recebemos o evento ”Quem tem medo de 2013?”, que aconteceu em várias cidades do país como Porto Alegre, Rio de Janeiro, Campinas, Belém e São Paulo para debater  os legados de Junho daquele ano. Foi exibido o vídeo dos companheiros da Submedia, seguido de um bate-papo. A noite aconteceu o espetáculo Anti-Antigona no Descampado.No final de junho fizemos uma participação especial na sessão de encerramento do Congresso Internacional de Arte, Ciência e Tecnologia e Seminário de Artes Digitais do @labfront contando nossa história.

A já tradicional Festa Julina da Kasa Invisível com fogueira, forró com o GT Pagode e muita comida vegana abriu o mês de julho, que também trouxe o

retorno das reuniões do Grupo de Estudos Libertário, desta vez tendo como tema a questão da organização. Houve também a volta dos encontros do GT Arquitetura, com a finalidade de avançar no projeto de restauro do telhado.

Julho também teve a Festa do Trópico de Câncer, em comemoração aos aniversariantes do signo. Rolou DJ e banda!

Em agosto ocorreu a Roda de Conversa e Troca de Experiências com compas do NEW GALPÃO SKATE DIY de Uberlândia, uma experiência de ocupação organizada e gerida pela galera do skate na cidade. Junto com outros coletivos, organizamos e participamos da III Feira do Livro Anarquista, nos dias 18 e 19 de agosto.

Já em setembro,o coletivo Basuras ofereceu uma oficina de lambe-lambe da Campanha Direito de Decidir.

Em novembro a Biblioteca Invisível realizou Cine-debate com a exibição de “OCCUPATION 101”, um documentário sobre a ocupação e as políticas de apartheid e genocídio contra o povo palestino. Além disso, a Kasa Invisível participou dos protestos contra a guerra genocida de Israel e a favor da libertação da Palestina.Tivemos ainda a roda de conversa  “Sindicalismo revolucionário na atualidade e táticas de auto-organização em nossos locais de trabalho” com a participação de Larbi, membro do sindicato “Industrial Workers of the World” (IWW) na Europa.

Fomos a São Paulo para participar da XIII Feira do Livro Anarquista de São Paulo e de lá seguimos para a FLIPEI, onde participamos com banquinha da 1000 contra e em duas mesas de debate. 

Dezembro começou com o “CINE RIOT PORN: Duas décadas de subVersão”, em que recebemos o evento internacional de aniversário de 20 anos do coletivo de mídia anarquista @submedia_pt e exibimos seus vídeos A Biblioteca Invisível organizou o “Desconhecide Oculte”, um amigo oculto de livros aberto a toda a comunidade, que gerou uma noite de confraternização e troca no último mês do ano.

Durante o ano contamos também com as apresentações do Boteco Ruído com diversos convidados, firmando ainda mais essa parceria.

Nossa última atividade de 2024 foi o Natal $em Compras, iniciado com o debate “Expropriando mais do que o Natal: uma conversa sobre ação direta e o fim da era cristã” mediado por um companheiro da Biblioteca Terra Livre, a partir dos textos “Um guia anarquista para o Natal” e “Nova Proposta para a Supressão da Era Cristã“. No segundo dia, fizemos uma ação na praça Raul Soares, contra a higienização e privatização do espaço público, com rango grátis, loja grátis e o GT Pagode.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *